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O mercado de franquias sempre foi um segmento que se mostrou resistente aos diferentes cenários econômicos enfrentados no Brasil. Mesmo com crises e incertezas sobre o futuro do país, o franchising continuou sendo a opção de muitos brasileiros que buscavam abrir seu primeiro negócio ou aumentar sua rede de lojas. Para o consultor e especialista em expansão Lucas Camargo, sócio e CEO da Avant Franquias, essa realidade não vai mudar mesmo com a pandemia do Covid-19.

Camargo, que atua há mais 10 anos com diversas redes de franquias e comanda a empresa especializada na consultoria, formatação e expansão de franquias, é categórico: não só o setor irá se recuperar, como terá próximos meses positivos para sua expansão. “Várias pessoas estão sendo demitidas e um dos caminhos naturais é abrir o seu próprio negócio. Muitas delas optam pelo franchising por ser um modelo seguro, com processos já definidos e investimentos previamente estipulados, o que evita ter que começar do zero”, afirma.

O consultor afirma, inclusive, que continua vendendo franquias mesmo com a crise gerada pela epidemia do novo coronavírus no Brasil. “Continuamos comercializando franquias, o que mostra que o mercado continua aquecido e as pessoas continuam investindo no frachising, desde que as condições sejam interessantes e flexíveis”, afirma Lucas.

  • Planejamento e foco no digital

O especialista afirma ainda que o momento atual requer muito planejamento e adequação das operações dando prioridade ao ambiente digital. “Essa situação causada pela pandemia deu a oportunidade para muitas empresas aprimorarem a sua atuação digital, algo que era comumente deixado de lado e agora se tornou fundamental para se manter evidente perante o consumidor”, afirma.

Segundo Camargo, a longo prazo essa realidade vai garantir para as empresas uma operação mais consolidada, com diferentes fontes de relacionamento com o cliente final. “Quando as marcas voltarem a atender normalmente seus clientes de forma física, mas com canais digitais bem desenvolvidos, essa relação vai se ampliar, facilitando vendas e aumentando o faturamento”, explica.

Por fim, Lucas destaca: a relação das franqueadoras com seus franqueados nunca mais será a mesma. “Várias redes se aproximaram dos seus franqueados, ajudando-os a superar esse momento difícil, sendo que algumas inclusive isentaram royalties e desenvolveram plataforma para promover as vendas das lojas, mesmo que fechadas. Essa relação, que antes era muitas vezes mecânica e fria, agora se tornará muito forte e vai garantir um fortalecimento ainda maior das marcas”, finaliza.  

SOBRE LUCAS CAMARGO No mercado desde 2010, Lucas Camargo é especializado na consultoria, formatação e expansão de franquias. Em 2018 fundou a Avant, empresa especializada em consultoria para franchising, com serviços de formatação do modelo de franquias, expansão, geomarketing, produção áudio visual e comunicação estratégia. Já atuou com marcas como MapleBear, InFlux, Lez a Lez, Cacau Show, 10 Pastéis, Bubble Mix, Oven Pizza, Moncloa Tea Boutique, Wiki Maki, Caverna do Dino, Petland, Escola Guga de Tênis, Studio Mormaii, Shogun Team, Los Paleteros, entre outras.